Tudo sobre Bodas

“Boda”

 

Cada ano de comemoração do casamento é uma Boda celebrada.

 

Boda provém da palavra latina “Votum” que significa “promessa” – quando um casal comemora sua boda está na verdade celebrando sua promessa. Promessa que o casal fez um ao outro diante do Altar de Deus, assumindo o compromisso de viverem como marido e mulher até que a morte os separe, ou seja, para toda a vida.

 

Por isso, muitos casais fazem questão de “celebrar as Bodas” oferecendo, além de uma festa, uma missa em Ação de Graças, missa de Renovação Matrimonial. Renovação de suas promessas.

 

Para cada Boda de casamento é utilizado um símbolo que vem trazer um sentido todo especial na vida do casal. Os mais enfatizados são a de ouro e prata, mas cada ano vencido tem seu charme e sua importância na vida conjugal.

 

Veja uma completa lista do Calendário das Bodas

 

Festa de Bodas

 

PLANEJAR

 

O importante antes de organizar este acontecimento é fazer um planejamento financeiro. Apesar de, a ocasião ser preparada tradicionalmente pelos filhos, sempre deverá ser levado em conta à vontade do casal. É importante para isso conhecer os seus gostos, sonhos, desejos e expectativas para esta ocasião.

 

A primeira providência é determinar que tipo de comemoração o casal deseja para esta ocasião especial. Pensar se haverá uma cerimônia seguida de recepção, se esta se dará na Igreja ou em um espaço de evento e que tipo de recepção fará. Definir se será para muitas pessoas ou algo mais íntimo para um número pequeno de convidados.

 

O próximo passo, antes de escolher o local para a realização das Bodas, é montar a lista de convidados, desta forma terá um bom controle sobre os gastos, evitará desperdícios e com certeza, acertará na escolha do local, pois este não deverá ser muito maior do que a sua quantidade de convidados, e não deve também ser muito menor, para que não fique ninguém de fora.

 

Estes procedimentos são indicados para qualquer tipo de evento que queira realizar, seja um aniversário, um casamento, bodas ou outro...

Sempre ao visitar os possíveis locais, procure se inteirar das normas, das regras que cada um estabelece para ver se está ou não de acordo com o seu planejamento, com os seus ideais.

 

 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA

 

A festa das Bodas segue um cerimonial muito semelhante ao do casamento. O ideal é que este cerimonial aconteça logo de início para que depois o casal possa aproveitar sua festa junto aos seus familiares e convidados.

 

RECEPÇÃO

 

Todos os convidados são encaminhados para o local da festa e seria muito bom se filhos e netos fizessem a recepção dos convidados. O casal aniversariante deverá aguardar no carro ou em uma sala à parte até que todos os convidados entrem.

 

PRESENTES

 

Alguns casais estabelecem uma forma diferente para os presentes que receberão. Alguns optam por renovar o enxoval, outros por pedir doações de cesta básica ou em forma de cotas por algum motivo específico como para doar a uma entidade beneficente, entre outros.

 

COQUETEL

 

O coquetel será servido inicialmente aos convidados com música ambiente.

Malise Kroth

Cerimonial e Assessoria

ORDEM DO CERIMONIAL NA RECEPÇÃO 

- Acolhida ao casal: 

 

Ao chegar ao salão o casal poderá ser anunciado - escolher uma música para este momento. A partir daqui, segue-se um cerimonial pré-estabelecido para a ocasião.

 

* Corte do Bolo

* Brinde

* Fotos tradicionais com os filhos, netos, noras, genros, bisnetos, etc...

* Homenagens dos filhos ao casal

 

Cerimonial de Bodas


O cerimonial de Bodas tanto na cerimônia, quanto na festa não difere muito para o cerimonial do casamento:

 

Na Cerimônia religiosa o cerimonial consiste em:

 

- Cortejo de entrada: dos filhos, noras e genros, netos, bisnetos, casal celebrante, alianças.

- Bênção das Alianças.

- Renovação matrimonial.

- Cortejo de saída.

- Cordão do cortejo na sida da igreja para jogar pétalas no casal.

- Cumprimentos: se não houver uma festa ou recepção para todos os convidados da celebração, o casal deverá se posicionar para cumprimentar a todos na igreja.

 

Na Festa o cerimonial consiste em:

 

- Recepção ao casal (entrada oficial)

- Fotos com os filhos, genros, noras, netos diante da Mesa do Bolo.

- Corte do bolo.

- Brinde do casal

- Valsa para o casal e outra para familiares e convidados.

- Cumprimentos e fotos com convidados.

- Abertura do jantar: O casal será o primeiro a ser servido.

- Jogar o Buquê: Neste caso a esposa refaz o gesto de jogar o buquê, desta vez de um casamento comprovadamente feliz. Vale à pena tentar a sorte de pegá-lo!

Cerimonialeassessroia.jpg

Roteiro básico para cortejo de entrada e saída na

cerimônia de Bodas

 

CORTEJO

 

A entrada na Igreja acontece da mesma forma que no casamento. Só que desta vez, não tem pajem, daminha ou padrinhos, o cortejo é feito pelos filhos, genros, noras, netos e bisnetos, ou seja, pela descendência do casal.

 

O posicionamento do grupo depende muito das normas locais e tamanho do ambiente. Se couber, todos ficam junto ao altar, se não, ficam apenas os filhos. Netos e bisnetos ficam em bancos reservados bem à frente. Uma segunda opção é reservar os bancos da frente onde todos sentarão.

 

Ordem de entrada do cortejo: (dar espaço entre eles para as fotos)

 

* bisnetos

* netos

* filhos com noras e genros

* casal com uma distância maior

* alianças (entrada posterior)

 

Observação: O casal poderá entrar com a mesma música junto ao cortejo da família ou entrar sozinhos com uma música especial escolhida somente para eles.

 

Há quem separe o casal fazendo-os entrar de braços dados com os filhos. Eu particularmente não gosto de separar o casal na entrada, por estas razões:

 

Um dia os noivos entraram separados na igreja, o noivo aguardou ansioso, a entrada de sua noiva para, diante do Altar se dar em casamento, e após selar este compromisso representado pela troca de alianças, juntos, de mãos dadas saíra da Igreja para juntos viverem, juntos constituíram família e tiveram filhos. Os filhos são os frutos do amor e da união do casal. Os filhos vieram para complementar e não para dividir a vida do casal que agora, de volta à igreja para renovar seu compromisso, renovar sua aliança, são precedidos por seus filhos, seus frutos. Eles saíram da Igreja juntos e juntos voltarão e juntos permanecerão.

 

Ordem da saída do cortejo:

 

* casal

* bisnetos

* netos

* filhos com noras e genros

 

Observação: 

 

O cortejo de saída segue a mesma ordem do cortejo de entrada e o casal também tem a opção de saírem depois, com uma música só para eles.

Crianças de colo devem entrar com os pais ou irmão mais velho.

 

Cumprimentos: Os cumprimentos aos convidados poderão acontecer na saída da igreja se não for haver uma recepção, do contrário, melhor que seja no local da festa.